Eu tive a oportunidade de jogar Sumerian Six antes do lançamento e, admito, esse jogo não estava no meu radar. No entanto, assim que fui apresentado a ele, meu interesse foi despertado, já que me lembrou Commandos: Beyond the Call of Duty, um jogo que eu curtia bastante. Sumerian Six também traz à mente Weird West por sua estética e personagens com poderes únicos — uma combinação que achei interessante explorar. Nesta análise, veremos o que deu certo e o que não deu.
AMBIENTAÇÃO
Sumerian Six é um jogo de estratégia tática furtiva, no qual você assume o controle de um ou mais personagens para cumprir uma série de objetivos em cada um dos 10 mapas disponíveis. Em sua maioria, os mapas são grandes, com áreas furtivas para descobrir a melhor forma de eliminar os nazistas, utilizando o ambiente e os poderes dos personagens. Voltaremos a falar sobre a jogabilidade mais adiante, mas, primeiro, gostaria de abordar a apresentação.
O jogo se passa durante a Segunda Guerra Mundial e possui gráficos bem trabalhados, com detalhes cartunescos que auxiliam o jogador a identificar inimigos e algumas interações. Esses elementos funcionam bem graças aos detalhes inseridos nas missões, que poderiam nos deixar perdidos. Portanto, essa direção de arte facilita a navegação e a interação, dando mais vida às missões, que incluem mercadinhos espalhados, tratores e plantações, ou mesmo uma grande sala em um castelo com papéis nas mesas, caixas de munições, caminhões, e muito mais. Apesar de não ser possível dar um zoom muito próximo, os detalhes não se perdem à distância, e podemos entender claramente o que cada objeto representa, com texturas bem feitas.
Nesse aspecto, o jogo me agrada muito: é fácil de entender e bonito de ver.
Trilha Sonora e Sons
No quesito som, ele é adequado e funcional. Como a visão é distante, não precisamos nos preocupar tanto com os sons inimigos, mas ainda podemos ouvi-los interagindo. Os sons das execuções corpo a corpo são bastante satisfatórios, mas nada realmente marcante. O mesmo vale para a dublagem, o que considero um pouco decepcionante.
Achei interessante que os alemães falam em alemão, em vez de inglês com sotaque, o que cria uma certa tensão. Se matarmos um soldado que estava constantemente conversando com outro, qual será a consequência? Sobre o que eles estavam conversando? Não saber alemão me deixou apreensivo em alguns momentos, só por não entender o que estava sendo dito.
História e Objetivos
Em Sumerian Six, o jogador assume a missão de impedir o avanço de Kammler, um líder nazista que está construindo armas utilizando artefatos antigos e tentando trazer demônios de outras dimensões — uma ação que pode alterar o rumo da guerra. Nosso esquadrão de cientistas com poderes únicos é a única esperança para detê-lo. Esse é o resumo básico da história, que foca um pouco nos personagens e nas motivações por trás de suas ações.
Embora essa abordagem seja interessante, a narrativa acaba sendo um pouco clichê em alguns momentos. Minha conexão com os personagens foi mais visual e estilística, e aproveitando esse gancho, vamos falar sobre a jogabilidade.
Jogabilidade e Habilidades
Cada personagem possui habilidades únicas e estilos de jogo diferenciados. Sid, por exemplo, é um personagem mais "padrão", capaz de eliminar inimigos com sua faca e de atirar, mas também traz variedade ao jogo com habilidades como entrar no corpo de um inimigo, deixando-o atordoado ao sair, e usar granadas de atordoamento. Já Rosa, outra personagem, possui um ataque furtivo corpo a corpo que, embora demore um pouco mais, desintegra o corpo do inimigo, eliminando a necessidade de carregá-lo. Ela também pode manter um inimigo atordoado enquanto injeta produtos químicos nele.
O jogo incentiva o uso combinado dessas habilidades para progredir pelos mapas. Além disso, há elementos do cenário que podem ser aproveitados, como motores pendurados e caminhões em estradas, que podem ser sabotados para eliminar inimigos. Essa mecânica é interessante, e os controles fluídos tornam a execução dessas ações satisfatórias. É gratificante descobrir formas criativas de eliminar todos os inimigos da área combinando os poderes de cada personagem.
No entanto, a liberdade é limitada em comparação com outros jogos do gênero. Embora o jogo se apresente como uma experiência de estratégia tática furtiva, ele funciona mais como um quebra-cabeça, em que é necessário combinar habilidades de maneira quase perfeita para progredir. Um erro simples, como eliminar um inimigo que deveria ser usado para explodir outros, pode tornar a missão muito difícil ou quase impossível de completar sem ser detectado, forçando o jogador a recarregar um save anterior.
Os momentos mais épicos surgem quando se consegue transformar uma situação adversa em vitória utilizando o domínio das habilidades dos personagens. Esses momentos, embora raros, superam até mesmo a satisfação de resolver o desafio da maneira "correta".
Porém, na maioria das vezes, o jogador se vê obrigado a retornar ao save anterior devido à morte de um personagem, o que leva ao fracasso da missão. Felizmente, os quebra-cabeças são bem elaborados, exigindo que cada personagem abra caminho para os demais, tornando a experiência estratégica e envolvente.
Aspectos Positivos e Problemas Técnicos
De forma geral, o jogo acerta em diversos aspectos. Os sons são adequados, os gráficos são bem trabalhados, e a interface facilita a navegação, mesmo em meio à ação constante na tela. A história oferece um contexto satisfatório para cada missão, e a jogabilidade, embora limitada em criatividade, é divertida e funcional.
Mesmo após ajustar a dificuldade de difícil para normal, senti a mesma restrição, o que me levou a encarar o jogo como um quebra-cabeça em tempo real — algo inesperado, mas ainda assim divertido, devido ao design das fases e à progressão de arena para arena, utilizando as habilidades de cada personagem.
Infelizmente, o jogo não é isento de problemas técnicos. Em alguns mapas, ao carregar um save após um erro, meu personagem era transportado para outro ponto, impossibilitando o controle deles, já que estavam em uma área diferente do mapa. Esse bug impediu que eu finalizasse o jogo, e, por vezes, precisei reiniciar a missão do zero. Enviando meu relatório à empresa, espero que esses problemas estejam corrigidos no lançamento e não prejudiquem a experiência dos jogadores!
Agradecemos gentilmente a Devolver Digital pelo envio de chave de Sumerian Six para análise.
Texto editado e revisado por Maya Souza (@ShinMayanese)
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