top of page

Perifacon é o epicentro da cultura geek periférica — Eventos

Após a gamescom latam e o Festival Jogatório, marcamos presença em um dos eventos mais divertidos do ano, a Perifacon 2024!


Para quem não conhece ou nunca teve a oportunidade de participar, a Perifacon é uma convenção de cultura geek que ocorre em São Paulo, cada ano em um local diferente da cidade, para que a maior quantidade de pessoas tenha a oportunidade de prestigiar o evento.


Um dos principais objetivos da Perifacon é promover e celebrar a cultura geek, através de palestras, ativações, painéis com convidados especiais, obras de arte, e jogos de todos os tipos.


O projeto, que tem co-autoria da Andreza Delgado, teve a sua quinta edição sediada na Fábrica de Cultura de Diadema/SP, nos dias 27 e 28 de julho, e assim como nas edições anteriores, tem como foco a celebração da cultura periférica em convergência com a cultura geek, reforçando as características que tornam única a maneira como nós, brasileiros, nos relacionamos com quadrinhos, filmes, séries, músicas e jogos.



Dentre os destaques do evento, foi possível conferir a residência artística "Funk Arte & Resistência", projeto que contemplou nove artistas das periferias de São Paulo, que expuseram suas obras de arte visuais e materiais em uma interpretação da vivência do Funk Paulista.



Além da residência artística, ícones celebrativos da cultura brasileira como Rashid, DJ KL JAY, o Ministro Silvio Luiz de Almeida, o elenco da série Cidade de Deus: A Luta Não Para, que estreia nesta quinta-feira (1) na HBO Max, e muito mais estavam presentes na Perifacon. Outro espaço que nos surpreendeu foi o Beco dos Artistas, com dezenas de expositores e obras maravilhosas.


E sabendo que não existe cultura periférica sem videogames, o Game Design Hub foi conferir de perto a seção de jogos independentes disponibilizada no evento, além da roda de conversa mediada pelo nosso querido Lucas Resende Toso (Controles Voadores) sobre Jogos Brasileiros.


A seguir, você confere um breve resumo do Espaço Gamer Perifa e da palestra mediada pelo Toso.


Espaço Gamer Perifa

No Espaço Gamer Perifa, jogos eletrônicos independentes, RPGs de mesa e jogos de tabuleiro estavam disponíveis para todo o público. Nós testamos diversos dos títulos que estavam disponíveis durante o sábado (27), incluindo conhecidos da gamescom latam e do Festival Jogatório como Heavenstrafer (O Culto?), Leprechaun Twins (Konan.DZ), Simulacro (Philosophical School of Games), Bloodrush: Undying Wish (Lightmancer Studios) e Green Memories (Tengukaze Studio).


Confira a lista de jogos que estavam disponíveis no Espaço Gamer Perifa:


  • Heavenstrafer (O Culto?)

  • Bloodrush: Undying Wish (Lighmancer Studios)

  • Simulacro (Philosophical School of Games)

  • Rogue Fungi (Klinsmann Hengles)

  • Leprechaun Twins (Konan.DZ)

  • Cat Leather Jackets (Garoa Studios)

  • Pavu (Sala Maker)

  • KeyGen Pilots (Subsolo Games)

  • Green Memories (Tengukaze Studios)

  • Ressurge (Unknown Games)

  • Just Plumbers (Moon Mind Studio)

  • Silva (Goburin Studios)

  • Dominium (HighGrounder Studios)

  • Projeto Atomo (Furiel)

  • Sonho Trapstar (Salve Studio)

  • The Threat (Smoking Rats)

  • Death by Hype (Punk Puppy Studios)

  • Medo do Escuro (José Carlos Buesso Junior)

  • Gaza SP (melinajuraski)

  • lnar.rdio.taxi (Soín Coletivo)

  • Turi - Kaapora (Vortex Indie Games)

  • Porasy: Contos da Floresta (Pindó Studio)

  • Toni's Island Adventure (Guilherme Zamarioli)

  • Raízes: Stories of na (um)known land (Djuff-Oficial)

  • No Heroes Here 2 (Mad Mimic)

  • Master Lemon (Pepita Digital)


Joguinhos Brasileiros, Gostoso Demais

45 minutos jamais seria tempo o suficiente para ouvir Lucas Toso, Melina Juraski, Marcos Silva e Livia Scienza discursando sobre a definição de jogos brasileiros e diferenciação cultural entre as obras produzidas por aqui quando contrapostas com o restante do mundo.


Durante a palestra, que passou em um piscar de olhos, os expositores nos deram um panorama que compreende a atuação brasileira no desenvolvimento de jogos independentes, insights sobre "brasilismo", dicas para novos desenvolvedores e vivências no mercado de games.


Outras palestras importantíssimas sobre jogos também foram realizadas durante a Perifacon, como a "ReveLAH Vozes: Promovendo a Inclusão nos eSports", mediada por Bárbara Gutierrez, e a "Como tirar seu game do papel" mediada por Juh Oliveira, Rafael Braga e Érika Caramello.


Conclusão

Essa foi a participação do Game Design Hub na Perifacon 2024! Foi um evento de muito aprendizado e intercâmbio cultural, feito para mostrar a força da cultura geek brasileira. Vale ressaltar também o fato de que o evento é totalmente gratuito, e toda a magnitude, estrutura e gerência impecáveis é algo que só não surpreende quem ainda não passou pela Perifacon. Foi um prazer imenso ver de perto um dos eventos mais importantes da cultura geek, não só de São Paulo como de todo o Brasil.


Qual o próximo evento que você gostaria de ver a participação do Game Design Hub? Conta pra gente nos comentários!




Já pensou em fazer parte do no nosso grupo do Discord? Lá temos vários eventos, materiais de estudo e uma comunidade incrível esperando por você. É só clicar aqui!


Siga o Game Design Hub nas redes sociais!


41 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page