Sabe aquele programa do Caldeirão com Mion que apresenta as respostas mais frequentes de 100 brasileiros para perguntas do dia a dia, ou dos "100 maiores brasileiros de todos os tempos" do SBT? Então, The Jackbox Survey Scramble é tipo isso, só que com qualquer assunto e, às vezes, consegue ser até mais imprevisível.
Jackbox Survey Scramble é a continuidade de um ano cheio de novidades por parte da Jackbox Games. Se o Naughty Pack (tem análise nossa aqui no site) trouxe um twist em relação ao público-alvo usual, dessa vez a desenvolvedora se distancia dos pacotes de minijogos variados para entregar uma coleção que trabalha um conceito específico de diversas perspectivas e — ainda mais importante — deixa espaço aberto para ser expandida no futuro.
Survey Scramble é composto por jogos de enquete similares aos anteriores The Poll Mine, do recente Party Pack 8, e Guesspionage, do amado Party Pack 3. Aqui somos apresentados a um enunciado ao qual devemos responder somente com uma palavra, que será ranqueada pelo seu nível de popularidade enquanto resposta àquele enunciado. Essas listas de popularidade são compostas por dezenas de respostas pré-selecionadas, que vão das mais às menos populares.
Um conceito que já foi trabalhado anteriormente pela desenvolvedora, aqui recebe um novo aspecto dinâmico. As palavras podem subir ou descer de popularidade e até novas podem ser incluídas conforme a interação de jogadores do mundo inteiro com a coletânea. Inclusive, no lobby, é possível responder a uma série de enunciados enquanto se espera o jogo começar.
Essa é a espinha dorsal que liga cada um de seus cinco minijogos competitivos, que podem ser jogados separadamente ou em sucessão, sendo dois deles "cada um por si" e dois em equipe. Cada jogo explora, de uma forma única, a interação com a listagem de palavras. Claro, cada um com maior ou menor sucesso, dependendo da preferência pessoal de cada jogador, mas a coleção é eficiente em manter o grupo engajado pela constante variação por serem jogos breves.
Sob minha percepção, os minijogos mais bem-sucedidos em sua experimentação são os de equipe: Quadrados e Rebote. Ambos compartilham uma inteligência na sua execução, que é forçar o jogador a imaginar cada posição da lista, pois para pontuar, não é preciso somente descobrir os mais ou os menos populares: o meio importa (e o meio do meio também). Dessa forma, pede-se um exercício de imaginação sobre a posição específica da palavra, provocando um efeito cômico pelo contraste entre a expectativa e a realidade da colocação.
No entanto, devido ao aspecto dinâmico citado anteriormente, há a sensação de que será um jogo que se beneficiará muito do distanciamento da data de lançamento, ainda mais se a curadoria for bem feita. Em alguns momentos, há dois termos sinônimos ocupando a lista e, pior ainda, ocupando lugares muito diferentes, além dos problemas ocasionados por ser um jogo baseado em palavras localizado para diferentes línguas, como a existência de palavras sem sentido em determinadas ocasiões.
Tudo isso (provavelmente) melhorará com a crescente de inputs dos jogadores a partir de sua estreia. Por razão disto, em The Jackbox Survey Scramble seu ponto fraco também é seu maior poder: a mutabilidade. Não só porque as respostas ficarão mais precisas com o tempo, mas também porque é um jogo que se apresenta, desde o início, como o começo de uma série de experimentos de um conceito específico.
Apesar de ser lançado com somente quatro formas de jogar, sua página na Steam anuncia que o jogo receberá novos modos com o tempo, beneficiando muito seu potencial de jogabilidade.
Para quem acredita na necessidade de checar o custo-benefício de quantos jogos são interessantes em uma coletânea de The Jackbox Party , existe uma oportunidade interessante num pacote que ainda será revisitado e expandido pelos desenvolvedores. Principalmente, se jogos de enquete são do interesse da pessoa que deseja adquirir um jogo da franquia.
Texto editado e revisado por Alexandre Avatics (@Avatics).
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