top of page

Experimentamos Kaardik na gamescom: você tem que jogar — Entrevista

Reprodução: Tropical Tempo Games

No nosso segundo dia na gamescom latam conheci o jogo Kaardik que estava presente no stand da ABRAGAMES e depois de jogar uma partida emocionante, troquei uma ideia com Victor, membro da equipe da Tropical Tempo Games.


Victor: “O jogo ainda está em estágio inicial, acho que podemos considerar uma demo. Trouxemos aqui para o festival para que o pessoal pudesse jogar e pudesse ver. Basicamente ele é um jogo inspirado em Pokémon com criaturas aqui do Brasil e todo o level design também vai ser inspirado aqui no país. A demo está planejada para sair em julho lá na Steam mesmo.”


O jogo realmente lembra bastante pokémon, que é sua inspiração principal, mas eu fiquei curiosa em saber no que mais eles haviam se inspirado para o jogo. 


Victor: “O jogo ainda está em desenvolvimento, muita coisa que eu e o resto da equipe jogamos acaba se tornando uma inspiração. Mas de cara, para quem vê, vai saber que foi muito inspirado em Pokémon, mas também em Temtem que é um jogo no mesmo estilo, então eu diria que visualmente é muito inspirado no Temtem também.”


Eles são um estúdio novo e Kaardik é o seu primeiro jogo, então perguntei a ele quais são as maiores dificuldades que eles tiveram para o desenvolvimento do jogo. 


Victor: “Agora, sendo bem sincero, dinheiro. Nós fazemos o jogo no tempo livre, então a gente está aqui na gamescom latam procurando um investimento. Não somos só desenvolvedores e apesar de alguns já serem da área de jogos, temos outros empregos. A segunda grande dificuldade seria o tempo, pois só conseguimos mexer no jogo quando estamos livre. Como somos um time novo, onde muitos estão tendo suas primeiras experiências agora, o gerenciamento é um pouco difícil, mas enquanto estamos nos conhecendo vamos descobrindo o que funciona melhor para todo mundo. O entrosamento foi uma dificuldade no início também.”

Depois, perguntei como estava sendo a experiência pra eles de estar expondo num evento grande como a gamescom latam que é direcionado para o público geral e como é receber o feedback de outros desenvolvedores com mais experiência na área de jogos. 


Victor: ”O sentimento é muito bom, nós viemos também no ano passado, quando ainda era BIG. É muito bom ver a pessoa ali jogando algo que você se esforçou tanto pra fazer, elogiando seu jogo. Acho que grande parte de quem jogou aqui gostou, tivemos muitos elogios. E é muito bom quando algum dev vem aqui jogar, porque ele tem um feedback mais técnico, já jogaram aqui pessoas com todo tipo de experiência na área de jogos aqui e é sempre bom ouvir o que o outro tem a dizer, independente se a gente concorda ou não, é muito bom no geral.”


Para finalizar a entrevista, perguntei se eles tem alguma ideia de desenvolvimento após Kaardik ou alguma ideia do que querem trabalhar em futuros jogos, se querem continuar com card games ou explorar novos caminhos. 


Victor: “Depende muito do sucesso do Kaardik. Se o projeto der certo, claro que vamos continuar focando um pouco mais nele, talvez fazendo algumas expansões, modos novos de jogo ou até mesmo um jogo novo que se passa no mesmo mundo, além de que por ser um card game,ele é mais fácil de adaptar para outras plataformas e não ficar preso no PC.”


Agora falando um pouco sobre o jogo, gente... tem um doguinho caramelo no nele, se isso não é  cara do Brasil, eu não sei o que é. Como já foi trazido ao longo do texto, ele é um card game com criaturas inspiradas em ambientes e animais do Brasil, numa região chamada Kodumaa.


 

Eu gostei muito do que vi, mas como o próprio pessoal falou, ele ainda está em um estágio inicial e tem coisas a melhorar, mas já é muito promissor divertido. Joguei apenas uma partida e escolhi Karamelli e a Flora como minhas criaturas, quase perdi e achei que animações são tão bonitas quando tomamos algum dano ou quando algum personagem morre... ele fica com uma carinha triste quando tá perto de acabar a vida e eu achei isso muito massa.


Senti falta de mais informações dos poderes nas cartas, uma descrição melhor do que ele faz e quanto dano vai causar, além de que na hora de escolher o personagem faltavam algumas informações em valores (sobre dano por exemplo). 


No mais, é um jogo que estou esperando para ver quando sair a demo, principalmente pós evento com todos os feedbacks e comentários do pessoal que passou por lá e jogou. Kaardik está em todas as redes sociais e na Steam prontinho para você colocar na lista de desejos!


Texto editado e revisado por Maya Souza (@ShinMayanese).



E que tal entrar no nosso grupo do Discord? Lá temos vários eventos, materiais de estudo e uma comunidade incrível esperando por você. É só clicar aqui!


Siga o Game Design Hub nas redes sociais!

31 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page