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Conversamos com a Jackbox Games e sua equipe de localização em português brasileiro — Entrevista

Você é um aficionado por jogos que permitem que todas aquelas piadas internas do seu grupo de amigos possam ser experimentadas até o infinito, ou quer farpar um amigo em específico com uma memória constrangedora, ou só quer mostrar que é o mais competitivo em jogos de perguntas e respostas?


O recente movimento de aproximação da Jackbox Games com o mercado brasileiro é o momento perfeito para começar essas jogatinas caóticas de forma acessível.



No mês de junho, a coletânea Jackbox Party Starter, contendo três populares jogos da empresa - Trivia Murder Party 2, Quiplash 3 e Tee K.O - recebeu sua localização para português brasileiro a tempo para a gamescom latam. Durante o evento, os participantes puderam testar a coletânea, recebendo brindes e chaves do jogo após o teste.


Foi lá também que tivemos a oportunidade de entrevistar tanto pessoas que trabalham diretamente na Jackbox Games, quanto parte da equipe de localização do jogo para nossa língua, e com esse material em mãos, foi possível unir a apresentação da franquia de jogos, seu conceito, e como suas especificidades nos ajudam a pensar a localização de uma forma mais contextual, com a troca de conversas que tivemos com os representantes da Jackbox Games.


O que são os jogos da Jackbox e o início da relação com o público brasileiro

Antes de tudo, é necessário dizer que o Jackbox Party Starter não é o primeiro jogo da franquia a receber localização para o português brasileiro. Em novembro do ano passado, o décimo jogo da franquia principal, o Jackbox Party Pack 10, foi o primeiro a ser localizado, mas é nessa segunda localização que a empresa assume o compromisso com o Brasil, ao trazer também páginas nas redes sociais específicas para os fãs brasileiros.


Em sua maior parte, os títulos da franquia são coletâneas de vários party games, jogos para se jogar em grupos de amigos ou colegas, de sessões curtas, em que o jogo é mostrado em uma tela principal enquanto os jogadores interagem com ele pelos seus dispositivos móveis ou navegadores de PC. Seus jogos mais populares consistem em brincadeiras de completar frases para gerar um efeito humorístico, jogos de desenho e jogos de perguntas e respostas.


Apesar da grande popularidade nos EUA, a falta de localização para outras línguas dificultou o acesso à franquia por muito tempo já que seus jogos exigem certa proficiência em leitura e escrita, ainda mais em países como o Brasil, onde a parcela da população que tem domínio da língua inglesa é baixíssima.


Cada jogo também possuía parte de seu conteúdo composto de referências à cultura estadunidense e, apesar de que era possível desabilitar as referências através de um filtro nas configurações, ainda não era uma solução ideal para quem quisesse experimentar o jogo de forma integral. Mas, com a chegada das localizações, esse conteúdo começou a corresponder com as línguas selecionadas, então esteja preparado para responder quantos animais diferentes aparecem na música do “lá vem o pato”!


Tendo em vista que todos esses problemas só poderiam ser resolvidos por um trabalho completo de localização, incluindo dublagem e tradução, a partir do nono jogo da série principal, começou-se a localização para diversas outras línguas (francês, italiano, alemão, espanhol europeu e espanhol latino). No décimo, tivemos a oportunidade de desfrutarmos de um título em português brasileiro.


Bate-papo com os representantes da Jackbox Games

Em nossa conversa com Andy Kniaz, Vice-presidente Internacional da Jackbox Games e Bellia Portillo, Gerente de Marketing Global, ambos asseguraram que cada localização é feita por estúdios sediados nos países correspondentes para entregar um trabalho de alta qualidade, o que é essencial para um jogo no estilo dos jogos produzidos pela empresa, em que as traduções precisam não só fazer sentido, mas fazer com que o jogador sinta que aquilo foi produzido especificamente para sua língua.


É um caso que expande nossa compreensão do que é uma boa tradução, pois mostra toda importância do contexto já que, diferente de outros jogos que não permitem um distanciamento tão grande do texto original, os jogos da Jackbox Games pedem por essa aproximação e tornam necessário um esforço criativo maior por parte de quem trabalha na localização.


Você pode ler mais sobre essa diferença no trabalho de localização dependendo do cliente/produto e as demandas específicas que tornam a localização parte essencial da experiência do jogador em nossa entrevista transcrita e completa com a equipe de localização, feita em conjunto com os nossos amigos do Recanto do Dragão.


Futuro da franquia no brasil

E, para o futuro da franquia no Brasil, a informação que recebemos foi que a localização do já anunciado Jackbox Naughty Pack, coletânea focada em conteúdo para maiores de dezoito anos, está confirmada e que pretendem continuar localizando seus próximos lançamentos, mas não há planos de localizar os jogos mais antigos.


Mas, como todo fator de relevância acaba gerando interesse por parte de quem cria, as portas sobre a localização de jogos anteriores não está completamente fechada. Dependendo do sucesso das localizações, nos foi dito que pode ser que sejam lançadas novas coletâneas contendo jogos anteriores da empresa, como foi o caso do próprio Jackbox Party Starter.


Foi um prazer para nós, do Game Design Hub, acompanhar o pessoal da Jackbox Game durante a gamescom latam, e se você gostou da nossa entrevista, fique ligado que vem mais conteúdos do evento por aí!



Texto editado e revisado por Gabriel Morais de Oliveira (@GabrielHyliano).




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