Chegou a hora de conferir o resumo das notícias discutidas no episódio 174 do A Semana em Jogo! Nesta edição, reproduzimos os trechos de notícias da Nintendo Blast, Adrenaline, Combo Infinito, Overplay e Adrenaline. Boa leitura, e não esqueça de visitar os portais mencionados para leitura das matérias completas!
Toys for Bob anuncia que se tornará um estúdio independente (Daniel Morbi / Nintendo Blast)
"O estúdio norte-americano Toys for Bob anunciou, nesta quinta-feira (29), que se tornará uma desenvolvedora independente após quase 20 anos como um estúdio subsidiário da Activision. Em texto publicado no blog da empresa, seus líderes, Paul Yan e Avery Lodato, afirmaram que esse movimento "nos permite retornar às nossas raízes como um estúdio pequeno e ágil".
Desde 2005, a Toys for Bob era uma desenvolvedora controlada pela Activision. Foi junto com a publisher que o estúdio produziu sucessos, como a série Skylanders, e remakes para Switch como Crash Bandicoot N.Sane Trilogy e Spyro Reignited Trilogy. A boa recepção de seus jogos também fez com que a empresa lançasse novos jogos da franquia Crash Bandicoot: Crash Bandicoot 4: It's About Time (Switch) e Crash Team Rumble (Multi).
Esse anúncio vem após a Microsoft efetivar a aquisição da Activision por US$ 75,4 bilhões no ano passado. Yan e Lodato afirmam que as duas empresas apoiaram a decisão do estúdio e esperam que possam trabalhar junto a elas no futuro."
Electronic Arts anuncia demissão de 670 profissionais (Felipe Gugelmin / Adrenaline)
"Nesta quarta-feira (28), a Electronic Arts se juntou a uma lista cada vez maior de empresas do mundo dos games que promoveram demissões nos primeiros meses de 2024. A companhia revelou que vai reduzir em 5% sua força de trabalho global, o que deve resultar na demissão de aproximadamente 670 pessoas.
Segundo uma mensagem assinada pelo CEO Andrew Wilson, isso é fruto do desejo de tornar a estrutura da companhia mais focada em projetos de sucesso. O comandante da Electronic Arts também citou que a decisão é resultado de um mercado passando por mudanças, no qual jogadores estão priorizando cada vez mais propriedades grandes e bem estabelecidas. Ele afirma que o foco renovado em jogos de esportes, séries proprietárias e “comunidades online massivas” vai permitir que seus criadores sejam empoderados.
As demissões ocorrem mesmo em um momento no qual a publicadora passa por uma excelente situação financeira. Em seu relatório fiscal referente ao terceiro trimestre do ano fiscal atual, ela revelou que tem reservas líquidas de US$ 2,37 bilhões e vendas anuais que chegaram a US$ 5,6 bilhões, um aumento de 8% em relação ao ano anterior."
Rockstar impõe trabalho presencial para GTA VI (Murilo Oliveira / Overplay)
"A Rockstar Games solicitou que seus colaboradores retornem ao trabalho presencial a partir de abril. Essa decisão, revelada em um e-mail interno obtido pela Bloomberg, ocorre em um momento em que a empresa está entrando na fase final de desenvolvimento de seu aguardado jogo, Grand Theft Auto VI. Jenn Kolbe, Diretora de Publicações da Rockstar, citou a produtividade e as preocupações com a segurança como as principais razões por trás desse retorno ao escritório.
A empresa enfrentou várias violações de segurança, incluindo vazamentos de imagens e trailers, o que levou à necessidade de controles mais rígidos. Kolbe destacou os benefícios evidentes da colaboração presencial, enfatizando a importância de manter a qualidade e o acabamento para o próximo lançamento."
Follow up - GTA 6: Funcionários detonam Rockstar após volta ao escritório (Fabricio Carvalho / Combo Infinito)
"De acordo com a Bloomberg, a decisão está sendo muito criticada pelo Sindicato dos Trabalhadores Independentes da Grã-Bretanha (IWGB) e por vários de seus membros funcionários da Rockstar. Ou seja, criando uma situação tensa na reta final de desenvolvimento de GTA 6. Além disso, eles alegam que o plano de retirar as disposições de trabalho remoto para a maioria dos funcionários em 15 de abril representa a “mais recente de uma série de promessas quebradas” e que “pode levar ao retorno de práticas de trabalho pouco saudáveis na empresa”."
Sem jogos de azar, Marco Legal dos Games é aprovado e será votado pelo Plenário em breve (Maria Eduarda Cury / IGN Brasil)
"A novela do Marco Legal dos Games parece estar chegando ao fim. Nesta terça-feira (27), o projeto que teve seu texto revisado pela senadora Leila Barros (PDT-DF) foi aprovado pela Comissão de Educação. O próximo passo para o PL 2.796/2021, que deixou de englobar "jogos de azar e máquinas caça-níqueis", é ser aprovado pelo Plenário; a data da votação ainda não foi revelada.
De acordo com a Agência Senado, o projeto incluirá desenvolvedores de jogos eletrônicos em outras quatro leis de incentivo à produção cultural nacional, sendo elas a Lei do Audiovisual, a Lei do Bem, o Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador e a Lei Rouanet. Entre as principais mudanças do PL para o setor nacional está também a classificação livre para "fabricação, importação, comercialização, desenvolvimento e uso comercial de jogos eletrônicos"."
Lançamentos da Semana: 04/03 - 10/03
Além das notícias, o A Semana em Jogo #174 também comentou os principais lançamentos de jogos:
04/03 - The Thaumaturge - RPG (PC)
05/03 - Classified: France '44 - Turn-based tactics (PC, PS5, XBX) - Expeditions: A Mudrunner Game - Driving/Simulation (PC, PS5, PS4, XBX, XB1, NS) - The Outlast Trials - Co-op survival horror (PC, PS5, PS5, XBX, XB1) - WWE 2K24 - Sports (PC, PS5, PS4, XBX, XB1)
06/03 - Reveil - Adventure/Horror (PS consoles)
07/03 - As Dusk Falls - Adventure (PS consoles) - Crown Wars: The Black Prince - Strategy (PC, PS5, XBX)
08/03 - Unicorn Overlord - Tactical RPG (PS5, PS4, XBX, NS)
Sobre o A Semana em Jogo
O "A Semana em Jogo" é um programa semanal de notícias, vinculado ao Jornal "O Povo, de Fortaleza/CE e transmitido ao vivo na Twitch toda sexta-feira, através do canal do Game Design Hub. Os episódios são postados no Spotify e você pode conferir os podcasts anteriores clicando aqui.
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